quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Os Golfinhos

Responderam a um questionário com informações contidas no texto e com afirmações que expressavam eventuais concepções erradas sobre os golfinhos. Os alunos responderam individualmente à coluna “Eu penso que”.

A leitura do texto foi feita com interrupções para dar resposta às questões levantadas no mesmo. Cada aluno fez a leitura oral de um parágrafo do texto, seguida da discussão colectiva do texto.

Após a discussão colectiva, responderam à coluna “A minha resposta estava” e fizeram a análise de todas as respostas dadas, com vista à tomada de consciência do processo de reformulação do conhecimento previamente expresso.

Procuram no texto a informação necessária para preencherem o esquema de mapeamento visual.



Tendo por base as questões de suporte à localização de informação no texto “Em que é que os golfinhos e os peixes são parecidos?, “Em que é que os golfinhos são diferentes dos peixes?”, “Em que é que os peixes são diferentes dos golfinhos?”, preencheram o respectivo esquema de comparação dos golfinhos com os peixes.


Consultaram três sites pré-definidos e pesquisaram mais informação sobre os golfinhos de forma a poderem preencher um Bilhete de Identidade sobre os mesmos. Preencheram esse bilhete de identidade no computador, sintetizando a informação recolhida no texto e na Internet.



Escreveram um texto sobre os golfinhos contendo as informações que recolhidas.